sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Em defesa da cesariana - Sobre a marcha pela humanização do parto



Quem nos conhece e/ou lê este blog pode ter se assustado com este título, mas é isso mesmo estamos aqui para defender a cesariana. Defendemos a cesariana quando ela for realmente necessária, quando for utilizada para salvar a vida da mulher e/ou do bebê. Neste caso a cesariana é uma benção que a medicina desenvolveu.



Mas e se a mulher e/ou o bebê não estiverem em risco a mulher não tem o direito de optar pela cesariana? Sim tem, mas ela deve estar ciente de todos os riscos que ela e o seu bebê correm, das sequelas que a criança terá de todo o processo fisiológico e psicológico por que passa o corpo da mulher e do bebê e que ajuda o nascimento e recuperação pós parto, e principalmente, não deve ter medo da violência obstétrica pela qual as mulheres que fazem partos normais sofrem.

Como exemplo de violência obstétrica, listamos os seguintes fatos: falta de acompanhante, a manipulação exagerada de seus corpos, os sorinhos que fazem as contrações aumentarem, as piadinhas como a clássica “na hora de fazer não estava gritando", a possibilidade de caminhar, banhar-se e comer durante o trabalho de parto.  A negação desses direitos mais o lobby da medicina "não-humanizada" é que traz um cenário de horror a um parto normal, cenário que é fato de terror quando não há uma assistência humanizada ao parto.

Por fim, cabe ressaltar que a defesa do parto humanizado não é apenas um modismo de algumas mães e pais "hippies", saudosistas e, quiçá, "vintage" e sim uma questão, dentre outras, de saúde pública, pois o parto humanizado é mais barato*, na esmagadora maioria dos casos não traz sequelas para a mãe e o bebê, no longo prazo esse bebê será uma criança e adulto mais saudável e tem um índice de morte materna e infantil menor.

Para combater essa violência, defender o direito das mulheres a serem protagonistas dos seus partos e para respeitar o se humano a partir do seu nascimento é que se organiza no próximo dia 05 de agosto a marcha do parto pela humanização do parto. A marcha é uma resposta às publicações do CREMERJ e acontecerá em várias cidades do Brasil, inclusive Aracaju.

A concentração será no mirante da 13 julho e faremos uma caminhada até o parque da sementeira, tragam suas crianças, amor, alegria e disposição para lutar por um mundo melhor desde o nascimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário